A importância de aprender sobre formas para crianças em idade pré-escolar

Até os bebês podem reconhecer a diferença entre um círculo e um quadrado, usando a visão e o tato para distingui-los. No entanto, aprender os nomes das diferentes formas não é uma habilidade inata, mas é uma etapa necessária na educação do seu pré-escolar. As crianças precisam aprender os nomes das formas para que possam identificá-las verbalmente e por escrito e comparar as várias formas e como são usadas. Essas são habilidades básicas que usarão pelo resto de suas vidas.

Aprender formas ajuda seu filho a identificar objetos e também letras. As letras são feitas de círculos, triângulos e linhas – pense nos círculos em b, d, g, p, q ou nas partes de um triângulo encontrado em k, v e w. Desenhar as linhas curvas de um círculo ou forma oval ajuda seu filho a escrever letras como f, u, m, n, j, e as linhas em quadrados ajudam seu filho a escrever i, l, k, p, q e assim por diante . Freqüentemente, reconhecer as formas nas letras ajuda a criança a reconhecer a letra também, importante para o desenvolvimento de habilidades de leitura.

Desenhar formas também é o primeiro passo para aprender a desenhar. Quase tudo pode ser dividido em formas, como uma casa, um gato, um livro, uma bola – todos podem ser desenhados com formas simples. Isso torna mais fácil para o seu filho progredir de desenhos fixos para obras de arte mais detalhadas – e se eles tiverem talento, usarão formas para desenhar e pintar no futuro.

As formas são extremamente importantes na matemática básica e mais avançada. A maioria dos adultos pensará imediatamente em geometria, mas os padrões de forma e a percepção espacial ajudam seu filho a desenvolver habilidades de sequenciamento e lógica que usarão mais tarde em sua carreira escolar em matérias como cálculo.

Usamos formas todos os dias como adultos, embora possamos não perceber isso. Pense em reorganizar a mobília da sala, limpar os armários da cozinha ou a geladeira – tudo feito de acordo com a forma dos itens neles e como eles se relacionarão entre si. Sinais e marcações rodoviárias fazem uso extensivo de diferentes formas, ajudando-nos a reconhecê-los antes que possamos realmente lê-los.

Aprender sobre formas inclui aprender sobre formas bidimensionais e tridimensionais. Uma esfera, ou bola, é um círculo 3D e tem propriedades específicas, como a capacidade de rolar, que algumas outras formas não possuem. Isso vale para todas as formas, e seu filho será capaz de fazer essa progressão se seu aterramento básico for bom.

Para o jardim de infância, espera-se que as crianças conheçam as formas básicas, reconheçam-nas e identifiquem como fazem parte de outros itens. Também pode ser esperado que eles sejam capazes de desenhar as formas – não perfeitamente, mas certamente reconhecíveis. Existem muitas maneiras de encorajar e ajudar seu filho a aprender sobre formas.

Como as formas estão ao nosso redor, é fácil jogar ‘Encontre a Forma’ em casa, no carro, na loja e em qualquer lugar. Selecione uma forma de cada vez para se concentrar, em vez de tentar encontrar todas as formas diferentes.

Um bom conjunto de planilhas para a pré-escola ajudará seu filho a reconhecer diferentes formas, ver como eles fazem parte de outros objetos e ajudá-lo a aprender como desenhá-los. Desenhar formas é o precursor para aprender a escrever, e um bom conjunto de planilhas deve guiá-lo passo a passo por esse processo até que seu filho esteja desenhando formas por conta própria, com a mão livre. Procure planilhas que combinam formas de aprendizagem com o uso de cores diferentes, pois isso é particularmente eficaz para reforçar os nomes das formas.


Source by Elizabeth C Allan

About admin

Check Also

A educação é interessante?

O pensamento é uma faculdade poderosa da mente humana. A educação é uma ferramenta poderosa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *