Brincadeiras criativas para bebês – do recém-nascido aos 6 meses

Os novos pais são bombardeados com informações sobre como criar os filhos. Que fraldas usar, se amamentar e como deixar seus bebês mais inteligentes. Milhões de dólares são gastos todos os anos em produtos projetados para tornar seus filhos mais inteligentes e mais alertas.

Mas nada se compara à interação dos pais para ajudar uma criança a crescer e aprender. Falar, cantar e acariciar desempenham um papel vital no desenvolvimento de seu filho. O mesmo acontece com o tempo de jogo.

Desde o momento em que seu filho nasce, eles ficam curiosos sobre o mundo ao seu redor. Cada experiência é nova, desde a sensação de seu cobertor até os sons ao seu redor. E cada coisa nova os ajuda a fazer as conexões que o ajudarão a crescer e aprender.

Quando meus filhos eram bebês, eles adoravam brincar e interagir comigo. Qualquer jogo os fazia sorrir e rir. Eles estavam ansiosos para brincar comigo. Eu fiz também.

Como os recém-nascidos ainda estão se acostumando com seu ambiente, certifique-se de observar seu filho para sinais de estimulação excessiva. Se seu filho começar a se contorcer ou chorar, mude a atividade para algo mais calmo, como abraçar ou balançar.

Então, que tipo de jogos você pode jogar com seu recém-nascido para ajudá-lo a fazer essas conexões? Certifique-se de escolher atividades adequadas à idade do seu bebê e será tão fácil quanto 1, 2, 3.

Do nascimento aos 3 meses de idade

Nessa idade, a maioria dos bebês não é móvel. Eles são totalmente dependentes de você para cuidar de tudo, desde a alimentação até se locomover. Esta é uma ótima idade para mostrar ao seu bebê o mundo ao seu redor. Lembre-se de que seu recém-nascido pode demorar um pouco para responder aos seus jogos. É normal e não significa que algo esteja errado.

O que é isso?

Os recém-nascidos são fascinados pelo toque. Macio, áspero, peludo, tudo lhes interessa. Agora é a hora de colocar aquele guarda-roupa que você passou a vida acumulando em um novo uso maravilhoso. Encontre em seu armário os itens que têm cores e sensações mais diversas. Seda, camurça, veludo, peles falsas e suéteres de cashmere são excelentes opções. Deixe que o bebê experimente cada um pelo tempo que desejar. Enquanto você estiver fazendo isso, certifique-se de falar com você, baby, diga a ele o que ele está sentindo e vendo.

Bebê dançarino

A música tem encantos para acalmar o bebê irritadiço. Embora nem todo bebê ame música, a maioria se acalma com ela. Então, por que não aproveitar isso e tentar dançar com seu bebê. Encontre uma música que seu bebê goste, que não o faça dormir. Vire-o abaixado e segure seu bebê, certificando-se de dar ao pescoço dele o apoio de que precisa. Em seguida, balance, mova-se, dê mergulhos e apenas dance. Não precisa ser perfeito, desde que você segure seu bebê e interaja com ele. Se o seu bebê não gosta de dançar, talvez ele goste de ver você dançar. Movimentos exagerados podem prender a atenção do seu filho e entretê-lo enquanto você puder dançar.

Uau, olha isso!

Os bebês adoram sentir coisas novas. A visão deles não é perfeita agora, então eles precisam ver as coisas de perto e pessoalmente. Eles acham interessantes as coisas que consideramos interessantes. Você pode usar esse interesse para apresentar seu bebê ao mundo ao seu redor. A cozinha é um lugar maravilhoso para encontrar um grupo diversificado de coisas que seu bebê pode olhar e tocar. Colheres, batedeiras, espátulas, frutas e vegetais são diferentes tipos de coisas que você pode deixar seu bebê olhar e tocar para aprender sobre a casa dele.

4 a 6 meses de idade

Nessa idade, os bebês são mais ativos. Eles estão aprendendo a rolar e manter a cabeça erguida. Perto do sexto mês, a maioria dos bebês está aprendendo a sentar-se também. Aqui estão alguns jogos para a faixa etária deles, além dos anteriores.

Bubble Blast

Agora que a visão do seu bebê está melhorando, é hora de aproveitar as vantagens da paixão da maioria das crianças por bolhas. Um ótimo jogo para jogar quando você está do lado de fora é a explosão da bolha. Um pequeno frasco de bolhas e uma varinha são tudo de que você precisa para fornecer entretenimento para o seu filho mais velho. Existem até pequenos frascos de bolhas, completos com uma varinha, que você pode guardar na bolsa de fraldas para aqueles momentos em que fica fora de casa por longos períodos e o bebê fica irritado.

Bebê foguete

Meu filho adorava voar. Zumbir ao redor da casa, comigo fornecendo a energia, trouxe risos altos deles. Jogar bebê de foguete é simples; você só precisa decidir que tipo de máquina voadora eles serão. Os aviões voam ao redor, mergulhando para cima e para baixo e circulando a sala. Os foguetes começam baixos e sobem ruidosamente em direção ao teto. Pegue a fila de seu filho e você não pode errar.

Belly Furps

Os bebês adoram ser tocados e fazer cócegas. Uma coisa divertida que você pode fazer com seu filho é o pêlo da barriga. A maneira de dar um é respirar, colocar os lábios contra a barriga nua do seu filho e soprar suavemente. Você fará um barulho muito engraçado e também fará cócegas em seu filho. Meus meninos ainda acham isso engraçado. Mais uma vez, preste atenção ao seu filho enquanto brinca. Pare se seu filho parecer chateado com esta ação.

Brincadeiras criativas são uma ótima maneira de se relacionar com seu bebê recém-nascido e mais velho. E ajude-o a desenvolver suas habilidades sociais, emocionais, físicas e cognitivas.


Source by Dawn Arkin

About admin

Check Also

5 brinquedos e jogos educativos que certamente farão seus filhos aprenderem enquanto brincam

A hora de brincar é muito importante para uma criança. É por isso que os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *