Desafio de adoção de tecnologia para PMEs na Índia

SME’s- Seu papel significativo na economia indiana e os desafios que enfrentam.

As pequenas e médias empresas (PMEs) em nível global, em todo o mundo, tornaram-se a espinha dorsal das economias em desenvolvimento. Estão constantemente em busca de uma solução para a recessão e o desemprego. Os governos estão incentivando o empreendedorismo em grande escala para fornecer vários benefícios, incluindo a criação de oportunidades de emprego, aumento da produtividade, aumento da produção industrial e das exportações, o desenvolvimento do empreendedorismo, desenvolvimento da economia rural, competitividade saudável, erradicação gradual da pobreza e alcance de vários objetivos sociais. Uma das preocupações universais é facilitar a criação de tais empresas.

Apesar de desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento econômico indiano, as PMEs indianas têm que lidar com grandes desafios, como facilidades de crédito inadequadas, indisponibilidade de tecnologia adequada e mão de obra qualificada. Entretanto, enfrentam a concorrência de ambos os setores, nacionais e internacionais, das respetivas indústrias ou das organizações a elas associadas.

O setor de tecnologia da Índia, incluindo a grande Corporação Indiana, também pequenas e médias organizações têm ajudado empresas em todo o mundo. Um olhar avaliativo sobre a adoção de tecnologia pelas PMEs apresentaria que os setores de manufatura e serviços são comparativamente lentos na adoção de tecnologia. Eles ainda dependem fortemente dos sistemas não técnicos tradicionais para fins de vendas, marketing e finanças e para manter a interação com os clientes.

As ambiciosas metas de crescimento e metas econômicas da Índia podem ser alcançadas com o fornecimento de suporte adequado, treinamento e para as PMEs. A adoção da tecnologia pode ser o fator mais importante nessa estratégia de crescimento.

Alguns dos principais desafios enfrentados pelas PME são discutidos abaixo:

Fluxo de capital limitado

Principalmente o setor de PMEs é formulado por indivíduos obtendo sua própria experiência e mão de obra com capital limitado.

A força de trabalho é composta principalmente por familiares e amigos, também para apoio geral e fonte de capital. Proprietários, instituições financeiras só podiam incorporar investimentos de capital limitados. Há muita pressão sobre as receitas e as margens de lucro das PMEs. Tudo isso cria ainda mais competição extrema entre eles.

A paisagem das empresas indianas está mudando rapidamente. Não apenas para grandes empresas, mas também para as PME. Um dos maiores impulsionadores é a tecnologia e a comunicação para essa mudança duradoura e em rápido desenvolvimento. Se a adoção de tecnologia pelas PMEs na Índia for avaliada, é claramente evitável que elas tenham várias barreiras em seu caminho. Os obstáculos mais significativos para a adoção de tecnologia nas PMEs são os seguintes

• Falta de conscientização dos beneficiários

• Falta de familiaridade com tecnologia

• Falta de orientação adequada

• Falta de apoio confiável de instituições governamentais

• Adoção de tecnologia muito pobre.

A tecnologia é extremamente importante em todos os setores, como a venda de um mercado online, gerenciamento de estoque, suporte pós-venda, relatórios financeiros, etc.

As PMEs, de alguma forma, não dão a devida atenção à adoção da tecnologia. As PMEs não estão suficientemente convencidas sobre o retorno do investimento em tecnologia e o custo é o maior obstáculo.

Políticas de TI

Várias regras e regulamentos são estabelecidos pelos governos, que orientam os negócios. As organizações normalmente mudam a forma como funcionam quando o governo muda as políticas. A política econômica e as regulamentações de mercado por parte do governo têm influência na lucratividade do negócio. Os regulamentos estabelecidos pelos governos federal, estadual e local devem ser compilados pelos proprietários. Como as tecnologias estão mudando rapidamente, é importante que as organizações inovem.

Os desafios de tecnologia para as PMEs podem ser facilmente resolvidos por consultores de TI. Eles consultam e integram novas tecnologias, especialmente em dispositivos móveis, para desenvolvimento de aplicativos e em computação em nuvem.

Dependência de recursos físicos de TI

Permitir que os funcionários trabalhem de forma produtiva e garantir a segurança da rede e dos dados de TI é um grande desafio para as PMEs. Os sistemas devem funcionar ativamente para ajudar os funcionários a trabalharem de forma eficaz. A computação em nuvem e os serviços gerenciados de TI têm ajudado enormemente as empresas. Algumas organizações também terceirizam serviços de TI.

Não ficar atualizado com a mudança de tecnologia

O avanço rápido da tecnologia exige que essas organizações acompanhem seu ritmo. A compra de smartphones, tablets, roteadores e outros dispositivos utilitários mais recentes para uma equipe inteira pode ser cara. É muito caro assinar aplicativos de software como serviço que são muito importantes para muitas funcionalidades, como contabilidade, gerenciamento de relacionamento com o cliente, faturamento, etc. Por causa das restrições orçamentárias, as PMEs não podem atualizar a tecnologia com frequência, portanto, o orçamento de tecnologia é um deles dos maiores desafios tecnológicos para as PME.

Atualizar a tecnologia é muito importante, pois ajuda as empresas a serem competitivas e permite que os funcionários trabalhem melhor e com eficiência. Estabelecer um orçamento anual preciso é essencial para manter a tecnologia atualizada.

Sistemas de backup inadequados

Queda de energia, falha do servidor, arquivos sendo excluídos acidentalmente ou qualquer desastre de dados pode demolir dados importantes no sistema. As PMEs não têm orçamentos enormes para gastar em backup, armazenamento e proteção de dados. Eles não têm um plano de backup e recuperação de desastres. A solução de backup apropriada e as etapas de recuperação de desastres podem ajudar a lidar e superar esses eventos, eliminando assim as despesas que vêm junto com eles. Existem várias soluções de dados disponíveis.

Políticas de dispositivo pouco claras

A segurança dos sistemas de tecnologia da informação é um dever pelo qual todos os funcionários são responsáveis. As políticas devem ser implementadas e comunicadas com precisão aos funcionários.

Para conscientizar as PMEs de todos os recursos disponíveis para adoção de tecnologia, é importante que o Governo da Índia, os setores privados e instituições de treinamento e outras partes interessadas trabalhem juntos para desenvolver um programa de comunicação eficaz das PMEs.

O governo hoje está muito preocupado com o crescimento das PMEs como nunca antes. Subsídios e outros benefícios de custo estão sendo oferecidos às PME. Com a crescente conscientização sobre esses benefícios, incluindo custos reduzidos, nossa economia indiana verá a adoção de tecnologia mais avançada. Deve-se perceber entre essas organizações que a tecnologia não é apenas uma opção, mas uma necessidade.


Source by Yogesh Bhosale

About admin

Check Also

Por que devemos contratar prática de direito da família

O direito da família pode ser definido como uma prática que se preocupa intimamente com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *