Jardinagem Orgânica – Um Discurso para Professores

A jardinagem orgânica tem se tornado cada vez mais uma parte importante do currículo nas escolas de todo o mundo. Os professores de todas as séries se veem ensinando aos alunos e, às vezes, sendo chamados para fazer um discurso para um grupo de pais. Como educador profissional e diretor, conheço a dificuldade de reservar tempo para a preparação do discurso e ofereço este discurso sobre jardinagem orgânica para você usar. Sinta-se à vontade para editá-lo para atender às suas necessidades.

Discurso de jardinagem orgânica

Você é egoísta? Em uma escala de 1 a 10, sendo 10 a mais alta, quão egoísta você se classificaria? Se você for um pouco egoísta, pode estar interessado em jardinagem orgânica.

Um discurso sobre jardinagem orgânica pode parecer mais apropriado vindo de um professor de Economia Doméstica, mas sou egoísta o suficiente para adorar jardinagem orgânica. Quero compartilhar esse amor com você e com seus filhos.

Imagine

Quero que você venha comigo, na imaginação, a um tempo e lugar antes da Revolução Industrial. O ano é 1707. É final do verão. Nós nos encontramos andando pelas ruas de uma pequena cidade. As casas são bem espaçadas para maior privacidade. A terra se estende atrás de cada casa. Ao olharmos, notamos que grande parte daquela terra é ocupada por jardins. Aqui e ali, vemos adultos e crianças ativamente engajados na jardinagem. As plantas são lindas.

Você liga para um dos adultos e pergunta o que eles usam para tornar o jardim tão exuberante. Um largo sorriso se abre e, por meio dele, vêm as palavras: “Alimente o solo, e o solo alimentará as plantas.”

Você balança a cabeça. Pessoa pobre. Pena que eles não sabem dessa combinação milagrosa de produtos químicos que você viu anunciada na TV na semana passada. Essa é a maneira mais fácil de cultivar plantas espetaculares!

Jantar

O jardineiro orgânico nos convida para jantar com eles, e nós aceitamos. No jantar, fazemos uma oração de agradecimento e depois observamos com espanto enquanto as crianças, uma após a outra, começam a comer vegetais frescos.

Você mesmo não gosta tanto de vegetais, mas educadamente toma uma pequena porção de cada um. Você morde uma folha de repolho cozido no vapor e seus olhos se arregalam de espanto. É doce – duas vezes mais doce do que o repolho que você compra no mercado local! Você observa uma criança pequena encher a boca de couve verde-escura e estremece. Há uma pequena colherada do vegetal nojento em seu prato e você a pega, colocando uma única folha pequena na boca. Incrível! Também é duas vezes mais doce do que qualquer couve que você já comeu. O mesmo parece verdadeiro para todos os vegetais na mesa. Você decide que se seus vegetais de supermercado fossem tão bons, você comeria muito mais deles.

Nossa viagem imaginária termina naquela mesa de jantar, e voltamos ao presente.

Benefícios da jardinagem orgânica

A jardinagem orgânica tem muitos benefícios. Se você for completamente egoísta, desejará esses benefícios para si mesmo. Se você for altruísta, desejará esses benefícios para sua família. Deixe-me dar a você apenas três dos benefícios da jardinagem orgânica.

1. Sabor: Está provado que a jardinagem orgânica produz frutas e vegetais mais saborosos. Um estudo de Hong Kong mediu os níveis de Brix, a porcentagem de açúcar em sucos de plantas, usando produtos de hortas orgânicas e não orgânicas. Os resultados mostraram que a jardinagem orgânica produziu produtos 2 a 4 vezes mais doces do que os produzidos na jardinagem não orgânica. Frutas e vegetais mais doces são mais saborosos e mais fáceis de comer, seja você jovem ou adulto. A jardinagem orgânica nos ajuda a comer melhor, fornecendo frutas e vegetais mais saborosos.

2. Nutrição: A jardinagem orgânica também fornece produtos nutricionalmente superiores. Virginia Worthington, da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, comparou a composição de vegetais cultivados simultaneamente em diferentes condições de cultivo. Seu trabalho incluiu 41 estudos com 1.240 comparações de 35 vitaminas e minerais. Worthington descobriu que a jardinagem orgânica produzia vegetais e frutas com maior teor de minerais e vitaminas do que os da jardinagem não orgânica. Não só isso, a produção de jardinagem orgânica era mais baixa em nitratos potencialmente prejudiciais, que resultam de fertilizantes de nitrogênio. O Dr. Worthington concluiu que os produtos da jardinagem orgânica são nutricionalmente superiores. Você e sua família terão uma saúde melhor com frutas e vegetais da jardinagem orgânica. (Effect of Agricultural Methods on Nutritional Quality: A Comparison of Organic with Conventional Crops, Virginia Worthington MS, ScD, CNS, Johns Hopkins University, Baltimore, 1998, Alternative Therapies, Volume 4, 1998, páginas 58-69)

3. Exercício: Finalmente, a jardinagem orgânica oferece a você e seus filhos exercícios diários regulares ao ar livre. A jardinagem orgânica ajuda a construir músculos, especialmente músculos centrais importantes. A jardinagem orgânica leva você à luz do sol, onde pode absorver a vitamina D essencial. A jardinagem orgânica é uma ótima ferramenta de controle do estresse. A jardinagem orgânica oferece uma saída para a criatividade. É uma satisfação ver que seu trabalho produz frutas, ervas e vegetais úteis.

Poderíamos falar sobre os prazeres estéticos da jardinagem orgânica – como esse jardim pode se tornar lindo. Poderíamos conversar sobre como você pode economizar dinheiro com a jardinagem orgânica – cultivando seus produtos em vez de comprá-los.

Finalmente, poderíamos falar sobre como é importante para nossos filhos aprenderem sobre jardinagem orgânica, abraçá-la como o caminho para uma saúde melhor e praticá-la na escola, em casa e em hortas comunitárias.

Um discurso sobre jardinagem orgânica pode durar horas, mas vou parar por aqui, esperando ter aguçado seu apetite o suficiente para que você busque mais informações sobre jardinagem orgânica.

Dica útil para quem fala

Algumas tigelas grandes com lindos produtos orgânicos podem ser colocadas na plataforma ou ao redor da sala para ajudar os alunos visuais a imaginar a jardinagem orgânica.


Source by Anna Hart

About admin

Check Also

O que está envolvido nos serviços de jardinagem?

Sempre há beleza na natureza – aquelas flores e árvores fantásticas. O que é tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *