O dilema de uma mãe na lição de casa pré-escolar

Lição de casa para crianças em idade pré-escolar … qual é a sua resposta a essa prática? Bem, deixe-me primeiro esclarecer a que tipo de lição de casa estou me referindo. É o tipo que exige que uma criança copie várias páginas de alfabetos ou palavras. E se a criança está aprendendo mandarim, estaria copiando páginas de caracteres chineses. Com relação a esta questão controversa, parece haver 3 tipos de pais:

  1. Pais que riem da ideia de dever de casa pré-escolar. Dizem que é absurdo e desnecessário. A escrita repetitiva não faz nenhum bem a eles. As crianças nesta idade devem brincar porque é assim que aprendem. O dever de casa tira a diversão do aprendizado.
  2. Pais que dizem que é necessário. De que outra forma os pais saberão o que seus filhos estão aprendendo na pré-escola? Revisão e prática são obrigatórias, mesmo que seja entediante. Além disso, dá às crianças a oportunidade de aprender a disciplina. Eles precisam disso se quiserem estar prontos para a escola “de verdade”.
  3. Pais que são 50/50. Eles concordam totalmente que jogar é importante. Mas eles também concordam que o dever de casa também traz alguns benefícios. O problema é que eles estão confusos:
    • Aprender deve ser divertido. O dever de casa não é divertido. Isso vai matar o entusiasmo do meu filho em aprender.
    • Mas o dever de casa deve servir para algum bem. Se não, por que eles não jogaram fora essa ideia.
    • Se eu não me preocupar com a lição de casa, ainda está tudo bem, pois há outras maneiras de aprender. Mas se eu não me preocupar com o dever de casa, ela não aprenderá a disciplina. E mais tarde, quando ela vai para a escola ‘real’, ela também relaxará em suas atribuições de dever de casa.

Então, quem sou eu? Aquele que significa CONFUSÃO.

O que se segue é uma montanha-russa típica pela qual passo. Tenho certeza de que muitos pais estão familiarizados com o seguinte processo:

Lembrete: “Você já fez sua lição de casa?”

Ordem direta: “Faça sua lição de casa agora!”

Supervisão: “Pare de brincar e concentre-se no dever de casa.”

Tentar encorajar: “Vamos, você pode fazer isso. Basta acabar com isso e então você pode ir jogar”

Frustração: “Você ainda não terminou?”

Ameaças: “Termine sua lição de casa ou então ….”

Renúncia: “Aiyah, você quer fazer ou não fazer, é com você. Eu desisto.”

Tanto estresse e tensão desnecessários. Deve haver uma maneira melhor de lidar com essa batalha do dever de casa.

Depois de muito ler e pensar, descobri 6 coisas que ajudarão a liberar a tensão:

  1. Eu escolhi a pré-escola. Ao fazer isso, eu indiretamente concordo com suas idéias e métodos. Portanto, se houver dever de casa a ser feito, faça-o. Não adianta ir ao professor para debater se esse dever de casa tem valor e culpá-lo por sua pressão alta e pela síndrome do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde. Se você não quer a dor de cabeça do dever de casa, procure uma pré-escola que lhe conceda esse desejo.
  2. Comunique-se com o professor. Descubra como eles lidam com a lição de casa inacabada. Eles são os monstros que nós os fazemos parecer? Os que seguram um rotan em uma das mãos e críticas ferozes jorrando de suas bocas? Ou permitem que a criança trabalhe em seu próprio ritmo?
  3. Não se concentre no negativo. Ignore a escrita de aparência torta e mutilada. Em vez disso, elogie os que parecem decentes. Mais importante é o esforço que eles colocam e não o resultado desse esforço. Elogie frequentemente para tornar o dever de casa uma experiência agradável.
  4. Faça outras atividades que dêem sentido ao seu dever de casa. Ler em voz alta para eles todos os dias vai ensiná-los que as letras e palavras que escrevem podem criar belas histórias. Encontre todas as palavras “a” nessa história. Cante músicas como “Ant on the Apple”. Use massa de brinquedo para criar esse alfabeto. Seja criativo. Existem toneladas de ideias em livros e na Internet para ajudá-lo. Se você não tiver ideias, consulte o professor. Faça do dever de casa uma mistura de atividades emocionantes e não uma tarefa monótona e monótona.
  5. Converse com seu filho. Descubra como eles se sentem em relação ao dever de casa. Qual é o problema? Às vezes, tudo de que precisam é ser ouvidos. Não despreze ou menospreze os sentimentos deles. Encontre uma solução juntos. Isso é o que eu faço com minha filha Karina:

      Mãe: A que horas você vai terminar sua lição de casa? Karina: Depois do jantar. Estou cansado agora. Mãe: Ok. O que a mamãe pode fazer se Karina não fizer isso então? Karina: Vou esperar um tempo até decidir terminar. Mãe: Parece bom. Você precisa de ajuda com seu dever de casa? Karina: Não. Eu posso fazer isso sozinha. Mãe: Isso é ótimo. Vamos escrever o que acabamos de discutir. Quer adicionar alguma coisa? Karina: Sim. Eu pego um sorvete assim que termino meu dever de casa.

    Observe que não há gritos. Seus sentimentos e ideias são respeitados e ela assume a responsabilidade por suas ações. Gosto especialmente da ideia de fazer um acordo. Quando as promessas são feitas por escrito e a criança tem de assiná-las, há um peso adicionado à promessa. A criança se sente valorizada ao ver que suas palavras são importantes o suficiente para serem escritas.

  6. Estar por perto. Assegure-os de que você estará disponível quando precisar de ajuda. Deixe-os saber que não estão sozinhos para lidar com tarefas difíceis. Não dê por certo que o que parece fácil para você pode ser difícil para eles.

Portanto, minha conclusão sobre o dever de casa pré-escolar … por que ter uma vaca sobre isso? Se for entediante, vamos torná-lo um tipo de entediante agradável. É preciso esforço para descobrir como fazer isso. E então é preciso mais esforço para lutar contra o desejo persistente de bancar o ditador. Mas com um plano em mãos e algumas escavações em nosso saco de truques, isso pode ser feito. Sim, o dever de casa pré-escolar pode ser livre de estresse. Decida hoje e vá em frente.


Source by Ai Lian Lim

About admin

Check Also

A educação é interessante?

O pensamento é uma faculdade poderosa da mente humana. A educação é uma ferramenta poderosa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *