Um plano de aula pré-escolar completo – Tema da selva

Pegue o ônibus Safari. Vamos fazer um passeio na selva na sala de aula da pré-escola. Vai ser muito divertido para as crianças, e garanto que você vai se divertir.

Aqui estão algumas idéias sobre como iniciar seu plano de aula do tema da selva e algumas idéias para mantê-lo enquanto seus pré-escolares estiverem interessados ​​na atividade.

Veja como apresentar o tema:

Dia 1. Pergunte às crianças se sabem o que significa a palavra ‘selva’. Explique o que é uma selva para quem não sabe e tenha uma imagem de uma selva para que possam associar sua descrição à imagem.

Dia 2. Tenha livros * na biblioteca sobre selvas e animais que vivem na selva. Eles podem ser uma mistura de livros infantis do tipo desenho animado e livros infantis da vida real. (Sua biblioteca local deve ser capaz de ajudá-lo a encontrar livros.)

Dia 3. Encontre fotos * de animais da selva em revistas, livros, na internet, calendários ou em qualquer lugar que você possa encontrá-los, plastifique-os e afixe-os nas paredes ao redor da sala de aula.

4º dia Coloque os brinquedos com o tema da selva na prateleira de brinquedos e coloque alguns quebra-cabeças com o tema da selva na área do quebra-cabeça

5º dia Encontre um CD com música com o tema da selva e toque-o durante todo o tempo de reprodução, depois de falar sobre a selva.

* Se você tiver fotos ou livros que mostrem qualquer tipo de povo tribal, você pode fazer máscaras tribais para uma atividade artística criativa e as crianças podem usá-las no centro de jogos dramáticos.

Você também pode colocar alguns tubos de papel toalha, limpadores de cachimbo, marcadores, olhos arregalados, etc., na prateleira de arte e ver quais animais eles criam.

Aqui estão alguns exemplos de animais que você pode apresentar por meio de livros e fotos:

Panteras

Cobras

Ursos

Macacos

Zebras

Girafas

Elefantes

Chitas

Jacarés

Rinoceronte

Pássaros

Hipopótamo

Sinta-se à vontade para ter uma discussão aberta com as crianças. Fale sobre as cores dos animais, seus dentes, seus olhos, de qual animal cada criança mais gosta, etc.

Se quiser, você também pode tocar no que os animais comem, mas certifique-se de manter as coisas simples. As crianças nesta fase da vida não precisam começar a aprender sobre as palavras carnívoros, herbívoros, etc. Basta manter as coisas simples como dizer, uma pantera come carne, um macaco come frutas, uma girafa come folhas de árvores altas, etc.

As crianças provavelmente vão querer saber onde ficam as casas dos animais na selva. Essas informações devem ser fáceis de encontrar nos livros e nas fotos que você possui. Caso contrário, a biblioteca terá livros sobre os animais individuais sobre os quais você está falando, os quais fornecerão as informações de que você precisa.

Aqui estão alguns exemplos para você começar:

Os animais encontrarão lares dentro de seu habitat (a selva), que farão com que sejam um lar para eles e suas famílias animais.

Os lares dos animais na selva podem ser um ninho, uma toca, uma toca, debaixo de uma rocha, em um tronco oco de árvore, no alto de árvores, etc.

Você pode então falar sobre qual animal viveria em uma árvore, qual viveria sob uma rocha, etc.

Para incorporar este tema nas diferentes áreas de programação da sala de aula, alguns exemplos podem ser:

Criando um centro de jogo dramático com o tema da selva:

Faça um jipe ​​de selva, um jipe ​​de safári ou um carro de uma caixa ou coloque 4 cadeiras juntas com um volante de pé na frente de uma cadeira.

Compre chapéus que pareçam safáris.

Binóculos para crianças.

Finja câmeras.

Publique fotos de animais da selva na parede e observe seus filhos em idade pré-escolar enlouquecerem com esse tema. 🙂

Aqui está uma ideia sensorial arenosa:

Coloque um pouco de areia na caixa sensorial.

Encontre alguns pequenos animais de areia de borracha ou plástico * que você encontraria na selva. (Cobras, besouros, insetos, etc.)

Coloque esses itens na caixa sensorial e pronto.

* Tive grande sucesso encontrando quase tudo que preciso em lojas de dólar. Procure-os, tenho certeza de que encontrará o que procura.

Basta ser o mais criativo possível com este tema. As possibilidades são infinitas se você se dedicar a isso. Quando você está ouvindo a música da selva, você pode incorporar movimento criativo a isso. Peça às crianças que escolham um animal que gostariam de fingir ser e se movam com a música como esse animal. Não há movimento certo ou errado, as crianças vão se divertir muito.

Você também pode mover esse tema para o jogo motor bruto externo. Você pode trazer alguns dos itens dramáticos da brincadeira para fora, como chapéus, binóculos, câmeras, etc. Coloque alguns brinquedos de pelúcia aqui e ali ao redor do pátio de jogos (certifique-se de que eles sejam lavados quando você os trouxer para o dia) e vá para uma área externa safari hunt.

As crianças podem andar de bicicleta e fazer o seu próprio passeio, podem fazer uma “caça ao leão / urso”, pode correr de animais que te ‘assustam’, pode andar na ponta dos pés e passear por animais que estão a ‘dormir’.

Lembre-se de usar sua imaginação e expandir o que as crianças estão fazendo e dizendo.

Tenha uma lição temática de selva maravilhosa e enlouqueça com a aventura.


Source by Marisa Wondertoti Robinson

About admin

Check Also

A educação é interessante?

O pensamento é uma faculdade poderosa da mente humana. A educação é uma ferramenta poderosa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *